domingo, 7 de novembro de 2010

"A hora da Estrela"


— E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?
— Sim, respondeu atabalhoadamente com pressa antes que ele mudasse de idéia.
— E, se me permite, qual é mesmo a sua graça?
— Macabéa.
— Maca — o quê?
— Bea, foi ela obrigada a completar.
— Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.
Eu também acho esquisito mas minha mãe botou ele por promessa a Nossa Senhora da Boa Morte se eu vingasse.
— pois como o senhor vê eu vinguei... pois é...
— Também no sertão da Paraíba promessa é questão de grande divida de honra.
Eles não sabiam como se passeia. Andaram sob a chuva grossa e pararam diante da vitrine de uma loja de ferragem onde estavam expostos atrás do vidro, canos, latas, parafusos grandes e pregos. E Macabéa, com medo de que o silêncio já significasse uma ruptura, disse ao recém-namorado:
— Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?

Trecho do livro de Clarice Lispector "A hora da Estrela",1997.

7 comentários:

  1. a hora de um estrela que nunca foi estrela e talvez nem gente de verdade

    ResponderExcluir
  2. Excelente lembrança Alexandre.

    Clarice Lispector forever...

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  3. Clarice forever [2]
    Maravilhosa demais!

    ResponderExcluir
  4. Alee...
    sou muito suspeita para falar de Clarice...
    e de Macabéa...uma felicidade triste...

    "— Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?"

    O silêncio...
    A ruptura...

    Esse trecho é lindo mesmo...

    beijos
    Leca

    ResponderExcluir
  5. Meninos e Meninas...
    Que bom que gostaram, foi ótimo dividir esta passagem do livro com vocês.
    Acho triste ler algo e guardar pra si.
    Bjs e abraços,
    Alexandre Pedro

    ResponderExcluir
  6. tão pobre que só comia cachorro quente =X

    adoro este trecho, assim como o final maravilhoso que Clarice nos fornece

    ResponderExcluir
  7. ...pois é...difícil escolher o melhor trecho...enfim, Clarice.
    Valeu pela participação,
    abraço
    Alexandre Pedro

    ResponderExcluir