Hoje, por todo o mundo ou quase, os nossos velhos estão sendo maltratados, empurrados para a periferia da vida. Quando já não servem, depositam-se nos lares, a maior parte deles sem condições e faz-se por esquecê-los. Quando morrem, umas lágrimas e pronto assunto encerrado.
Mas alguém já parou para pensar?
Quantos rios correm nas rugas das faces deles?
Quanto chão já palmilharam neste mundo sem Deus?
Que amores e desamores se escondem por trás do olhar baço?
Acreditaram como nós, em feitiços e magia e girassóis azuis e sonharam?
Quando se pensa em tudo isso, a vontade vacila e as lágrimas embaciam os nossos próprios olhos. É que quando morre um velho, é como se ardesse uma biblioteca inteira.
Abraços
GED
Citando a Bíblia, "Honra pai e mãe para teres dias bons sobre a terra".
ResponderExcluirAtualmente não são os só os velhos a sofrer é o mundo.
Abraço
É vergonhoso o pre-conceito contra os idosos. A separação da sociedade se deu a partir não sei de quando. Sinto pena. Todos adoram as crianças, e desprezam e ridicularizam os idosos.
ResponderExcluirTriste mundo! Antes era o contrário. A experiência de um ser mais velho sempre enriqueceu os mais novos.
Beijos
Mirze
Uma sociedade que só estimula o consumo do supérfluo, o mito da "eterna juventude", o aqui e o agora, e a exarcebação do individualismo, sem a menor preocupação com seu povo, com sua cultura e por sua história, não pode mesmo RESPEITAR os mais velhos, e nem sequer sentem ou sabem o que é AMAR!
ResponderExcluirTeu texto é relevantíssimo e nos dá motivos para refletir a sério.
beijos
Ci, foi você quem colocou aquele post maravilhoso com frases da Cora Coralina, não foi, em que ela dizia que não teme envelhecer, teme ficar velha? Essa frase é a síntese do ser. Uns nascem velhíssimos e outros morrem super jovens, é uma questão de espírito, de alma e até de inteligência.
ResponderExcluirbeijos
Fui eu, sim, Le...é verdade, é preciso ser mesmo muito inteligente para perceber e enfrentar as pressões e os preconceitos da sociedade, às vezes até da própria família!
ResponderExcluirbeijos