domingo, 23 de dezembro de 2012

"O voo de Ivo"


 
 
 
 
O voo dos pássaros
 

Os áridos pássaros que mudam as estações não vieram nunca,
 embora eu os esperasse.
Acaso falam os homens do que viram?
Silenciosos são os lábios dos homens.
Grito ou palavra de amor não comovem as pedras empedernidas pelo tempo.
Eram secos pássaros.
E o céu, que é plumagem, crepita.
Nem nos que voam nem nos que permanecem.
Não me demorei sobre nenhum pássaro.
Voando, eram a velha canção da infância morta para mim,
 que sempre vi o que não existe e eternamente verei o que jamais existirá.
Em voo, como os anos, a vida, o tempo...
Nada imaginei que pudesse ser admitido
pelos que não entendem uma teoria de pássaros.
 
 
LÊDO IVO,   poeta, romancista, cronista, ensaísta e tradutor, nasceu em Maceió(AL), em fevereiro de 1924, e faleceu em Madri (Espanha), na madrugada de 23-12-2012 aos 88 anos de idade.

5 comentários:

  1. Belo poema.
    " . . . era a velha canção da infância morta para mim." . . . . lindo.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijos, Janice.
      E um lindo Natal para ti e teus familiares!!

      Excluir
  2. VOA GAIVOTA, VOA LEVE...
    VOA BREVE...

    ... e a canção 'dazantiga' ficou "perambulando" em minha cabeça (e em meu coração...)

    http://www.youtube.com/watch?v=c-nEEGPtCgc

    2012 deu e tomou.
    tomou e deu.

    e a vida insistiu.

    feliz tudo, cirandeira.

    a afeição perene do

    roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E assim é a vida, Roberto: ora dá, ora toma; às vezes não dá, mas sempre toma, de quem tem e de quem não tem, também! Voemos, voemos, que tudo é breve, nem sempre leve,
      mas voemos, sempre :)

      com o afeto da
      "Ci"

      Excluir