quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O homem mal-educado



 
 
O mal-educado não tirava o chapéu em
nenhuma situação. Nem às senhoras
quando passavam, nem em reuniões
importantes, nem quando entrava na igreja.
 
Aos poucos a população começou a ganhar
repulsa pela indelicadeza desse homem, e
com os anos esta agressividade cresceu até
chegar ao extremo: o homem foi condenado
à guilhotina.
 
No dia em questão colocou a cabeça no cepo,
sempre, e orgulhosamente, com o chapéu.
 
Todos aguardavam.
 
A lâmina da guilhotina caiu e a cabeça rolou.
 
O chapéu, mesmo assim, permaneceu
na cabeça. Aproximaram-se, então, para
finalmente arrancarem o chapéu àquele
mal-educado.
 
Mas não conseguiram.
 
Não era um chapéu, era a própria cabeça
que tinha um formato estranho.
 
 
GONÇALO M. TAVARES - ( Angola, 1970-      ) em O senhor Brecht - Editora Casa da Palavra.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. O grande problema é que nem todos concordam com nossos
      sonhos!

      Excluir
  2. estória meio maluquinha, cirandeira.
    bem maluquinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Maluquinha", Beto? Pois eu acho que o Gonçalo Tavares foi
      de uma lucidez incrível: os seres humanos, temos uma tendência a não querer ver as pessoas como elas são, tudo
      que fugir ao que é padrõnizado, ao que é diferente, tem que ser eliminado!

      beijão

      Excluir
    2. putz... é verdade.
      eu não tinha lido com "estes olhos".
      ultimanete eu não tenho conseguido ver homens com cabeça de chapéu, mesmo quando eles estão com chapéu. rs

      grande sacada, a do gonçalo m. tavares.

      beijão.

      Excluir
    3. Tá cada dia mais raro, Beto, talvez seja porque tenham
      receio de serem degolados :) Mas existem, muito mais do que imaginamos...!

      beijão

      Excluir
  3. Maluquinha? Sei não...Pra mim faz sentido, Beto. Vai vê, Ci, tenho cá meus formatos estranhos...e talvez ainda morra por ser como sou...:-)
    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Tânia, eu também. E paga-se caro quando temos
      certos "formatos estranhos", e como...!?

      beijoss

      Excluir
    2. eu tenho me tornado um formato estranho...rs
      algo assim meio parecido com uma pipa de vinho... um barril de cerveja...
      algo assim... rs

      beijão pras duas moças.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigada pela leitura e pela visita, Vivian.
      Volte sempre!

      beijos

      Excluir
  5. Esse, mal aventurado que é, não deveria nem ter nascido...
    Se é para ter cabeça de chapéu que nem viva ou que perca a cabeça para toda a população ver...



    Abraço Cirandeira,
    do Felipe.

    ResponderExcluir