quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Antología de Drummond ganha prêmio voltado a escritor vivo




O Prêmio Biblioteca Nacional de Literatura, que só aceita inscrições feita pelo autor --ou pela editora mediante autorização por escrito do autor--, escolheu antologia de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) como vencedora na categoria poesia.
Bernardo Ajzenberg, diretor executivo da Cosac Naify, aparece como vencedor por ser "detentor dos direitos autorais" de "Carlos Drummond de Andrade Poesia 1930-62" (Cosac Naify), organizado por Julio Castañon Guimarães.
Dois jurados da categoria, Francisco Orban e Leila Míccolis, não foram localizados para comentar. O terceiro integrante do júri, Carlito Azevedo, informou que não comentaria o assunto.
A Cosac Naify preferiu não se manifestar oficialmente por ora. No Facebook, Ajzenberg disse que "não faz sentido" figurar como autor e que fez "formalmente a inscrição pela [...] Cosac Naify".
A Biblioteca Nacional informou que analisará o caso se houver pedido de recurso.
Os vencedores nas oito categorias foram divulgados na sexta (21).



3 comentários:

  1. Gostaria de mais explicação sobre o verdadeiro ganhador do prêmio.Afinal o ganhador é mesmo só o detentor dos direitos autorais da obra de Drumond ou Bernardo foi o que realmente e escreveu ?Não entendi me expliquem,porfavor .

    ResponderExcluir