sexta-feira, 19 de novembro de 2010

3 comentários:

  1. Infelizmente, triste realidade.

    Semana passada assisti um filme/documentário chamado Talvez Deus Esteja Doente que falava de todas essas mazelas que afligem os países da África. O enfoque era as crianças, então fica fácil percebe como elas estão fadadas aos mesmos destinos dos pais se nada for feito. Não obstante saber que os políticos corruptos têm grande parcela de culpa nesses problemas, eu acredito que parte da própria cultura, dogmas, crenças e a maneira de pensar do povo faz com que eles mesmos façam mal para si e a seus filhos.

    ##

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que a cultura e a religião do povo
    africano sejam a causa das péssimas condições em que ele vive. Os problemas são complexos e
    crônicos. A corrupção da classe dominante é um
    dos principais deles...

    ResponderExcluir
  3. Um exemplo para o meu comentário anterior:

    Na África do Sul nascem por ano cerca de 100 mil bebês soropositivos (infectados com AIDS). É muito comum no país – e também em outros países do continente africano – fazer uso de/ou acreditar em (sei lá como se fala) curandeiros. Credita-se a eles, entre outras coisas, o poder de curar a mencionada doença. Estes, por sua vez, difundem a idéia de que manter relações com uma mulher virgem (e até, pasmem, crianças) é um meio de cura.

    Bom... este é só um exemplo entre outros mitos difundidos por lá que é, no mínimo, condenável. Só queria esclarecer o meu comentário anterior antes que alguém possa interpretá-lo de alguma forma discriminatório em relação à religião, ao espaço geográfico ou outro tipo qualquer. Devo reforçar que acredito que a corrupção e exploração são sim o maior problema do continente.

    Este assunto rende uma discussão muito maior, com pontos, digamos, delicados. Não quero discutir isso aqui no Mínimo, então encerro aqui.

    ##

    ResponderExcluir