sexta-feira, 18 de março de 2011

Valsa com Bashir



Em 1982, o Libano (um país eternamente dividido) estava em guerra civil, entre cristãos (falangistas) e muçulmanos. Israel invadiu território libanês apoiando a milícia falangista. Naquele mesmo ano foi eleito presidente Bashir Gemayel, lider falangista, apoiado por Israel, que foi morto em 14 de setembro de 1982, aos 35 anos, em atentado de autoria muçulmana.

A retaliação falangista veio a seguir com o massacre de Sabra e Chatila, no sul de Beirute, que foi, na verdade, um genocídio, vitimando 3.500 refugiados palestinos e libaneses de origem muçulmana, em território ocupado pelas tropas israelenses.

Esse é o contexto desse interessante filme (documentário) de animação.: Valsa com Bashir, produção israelense, indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro, que conta a história real do próprio diretor, Ari Folman, soldado israelense na guerra do Libano de 1982, diante do massacre de Sabra e Chatila.

É certo que as tropas israelense não participaram do massacre, mas foram muito omissas no episódio, pois deixaram os falangistas invadir os assentamentos e cometer o genocídio.

Um belo filme triste que recomendo.

2 comentários:

  1. Achei esse filme belíssimo na mensagem. As guerras vêm com um preço e a violência suja todos. Original a forma como este filme está contado.

    ResponderExcluir
  2. É um filme diferente, Pulha. E isso, por si só, tem o seu relevo.

    ResponderExcluir