sexta-feira, 8 de março de 2013

Vou confundir - me na pele de certos marinheiros


«Há qualquer coisa que ainda não percebi muito bem o que é, qualquer coisa que se passa em Lisboa, estou aqui há tantas horas a pensar na minha vida. O cão já correu dum lado para o outro vezes sem conta e agora descansa e dormita a meus pés, como tu gostas, Bé. Eu, numa linda imagem, costumada imagem, sentada no paredão com o cão a meus pés. Paz. Pés. Paz. Pés. Paz.


Não quero saber nem da Milu nem do coxo nem do amante nem da pobre da minha sogra dos saltos altos, nem do homem que é o seu marido, nem sequer quero saber do meu próprio marido! Vou partir para nunca mais ser vista. Posso caminhar eternamente por este passeio, caminhar pelo resto da minha vida, receber as gotas de água do mar, os salpicos da espuma destas ondas que batem incansavelmente neste paredão e num segundo se esvaziam, de volta nesse imenso regaço, nesse fundo de mistério que é o mar, que sou eu mesma. Hoje decidi que vou continuar a caminhar por aqui fora e a confundir -me com tudo o que for natural, com algumas aves, com esses fios de nuvens que percorrem todo o céu e lhe conferem um tom de certezas; vou confundir -me na pele de certos marinheiros, desses que gritaram e choraram e imploraram pela clemência divina e que não foram ouvidos, tal como eu, e aqui estou, ó povos deste mar, destas lonjuras tão próximas, aqui estou ó tempestades, ventos e desnortes que vos quero mais que a vida! É este o meu retrato, não o meu negativo mas a minha fotografi a: descalça no paredão, o cão que me acompanha rente aos joelhos, imperturbável e amigo, as línguas de fora, a minha e a dele, uma mais comprida que outra, e trotamos, trotamos não como cão e pessoa mas como qualquer outro animal que, no fundo, está aqui sempre presente.»

Cristina Carvalho, Marginal, Editorial Planeta, 2013, pp.83-84

Fonte: focussocial



4 comentários:

  1. Todos os dias
    há uma mulher em flor

    Unidos contra muros e amos

    ResponderExcluir
  2. Vim conhecer seu cantinho e achei um encanto!
    É sempre bom fazer novas amizades e eu escolhi você para ser minha amiga virtual e especial.
    Ficaria muito feliz em poder contar contigo na evangelização; o nosso povo está precisando ter Deus no coração, para que as suas dores sejam consoladas e suas feridas saradas pelo autor e consumador da nossa fé. Só em Jesus encontramos a Alegria Completa.
    Caso ainda não esteja seguindo o meu blog, deixo o convite, retribuo de volta com todo carinho.
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Paz, saúde e muito amor em sua vida e também na vida de seus familiares.

    P.S. Estou recomendando o blog do irmão J.C.
    Mensagens abençoadoras, acesse e confira:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir