quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Da série Mitologia - II

 
 
Sísifo, Max Klinger - 1914
 
Tarefa de Sísifo
 
Uma tarefa aparentemente sem sentido, impossível ou infindável
 
 
Sísifo era um rei mitológico de Éfira, na Grécia, famoso por sua astúcia, qualidade que usou basicamente para prolongar artificialmente a própria vida. Em certa ocasião, chegou a sequestrar o espírito da Morte fazendo com que testasse algumas correntes mágicas. Mesmo quando Sísifo foi finalmente levado ao mundo subterrâneo, não demorou para que sua lábia o tirasse de lá.
Enfim, Zeus decidiu mandar o astuto rei para o Tártaro, a região mais baixa do mundo subterrâneo, que era o equivalente grego antigo do inferno, onde sua punição seria passar a eternidade rolando uma pedra montanha acima. Volta e meia Sísifo conseguia levar a grande pedra para o topo, de onde ela caía e rolava montanha abaixo.
No período clássico, Sísifo servia de aviso para os mortais sobre os riscos de tentar ser mais esperto que os deuses imortais, mas a partir do século XX, Sísifo foi reinventado como herói do absurdo. O francês Albert Camus chamou-o de "proletário dos deuses", e admirava-o por sua lucidez e por seu desdém.
 
 
Ferdie Addis,  em  A caixa de pandora - Editora Casa da Palavra

4 comentários:

  1. É interessante que na psicologia analítica associa a depressão à Perséfone. Mas quem a sente e sofre desse mal lembra mais de Sissifo. Um eterno empurar montanha acima uma pedra que volta a rolar no chão. No mais, todos os mitos trazem um pouco da gente, ou o contrário.

    Beijos, Ci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tânia, eu acho fascinante a Mitologia, e fico impressionada com a sabedoria dos povos antigos, uma
      sabedoria que até hoje nos serve como referência para
      entender a mente humana. Chego a pensar que, nesse sentido
      não houve muito progresso, porque, eles simplesmente, captaram toda a essência da natureza humana, não achas?

      beijoss

      Excluir
    2. Concordo, Ci. Estamos lá onde nos procuremos. Sou apaixonada pela Mitologia. Tomara isso aqui vire uma série, vc traga mais Mitos. Há um livro bem bacana, As Deusas Interiores, que traz as figuras mitológicas femininas e faz um paralelo com o mundo de hoje.

      Beijos, queridísima!

      Excluir
  2. Não conhecia o mito...muito interessante, como sempre os gregos inventaram tudo, e não deixaram nada para nós.

    ResponderExcluir