quarta-feira, 4 de julho de 2012

A rapariga do fim e o rapaz do inicio (Marta Vaz)


«Um dia, a rapariga do fim, encontrou o rapaz do início numa estação de comboios. Percebeu de imediato, pelo seu chapéu, que como ela, ele também tinha um amor. E cuidava dele. Passaram muitos comboios na estação. Entrou e saiu muita gente. Tudo sob o olhar imenso do rapaz do início. O rapaz do início, sabe olhar e sabe ver, como ninguém. A rapariga do fim sabe sentir e guardar. E ler chapéus. Só que anda sempre muito apressada e, por isso, nunca chega ao início.

O rapaz do início ensina-lhe muitas coisas. Principalmente por palavras. E começa sempre bem. A rapariga do fim, admira-o muito e por isso são amigos há muito, muito tempo. Dentro de um tempo que não vem nos relógios nem nos catálogos. Sempre que lê os seus poemas, a rapariga do fim volta ao início. E quase fica lá. Mas não pode. Porque gosta muitíssimo do que ele escreve e tem de continuar. Ela a ler. E ele a escrever.»

Marta Vaz







[breve aparte: a este texto, que tão gratamente recolho como presente da Marta Vaz, por ocasião do meu aniversário, tomo a liberdade, a aventura e o risco de fazer uma leitura, registada pelo meu garoto, que com a sua imensa (quase infinita!) paciência o tornou possível… e com pouquíssimos recursos, fez magia!

A eles, à Marta Vaz e ao João,
sou, serei (e)ternamente grato por este momento!]

6 comentários:

  1. ainda bem que arriscaste, espero que o faças mais vezes

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Léo, gostei tanto!!!! Os aniversários me têm passado esquecido, tu sabes que ando a retornar de uma viagem costumeira, conhecida, mas sempre difícil. Mas deixo-te sempre o registro da minha amizade, do meu encanto pela tua poesia, pela tua pessoa. Amigo-irmão, os parabéns serão sempre. Haverei de, algum modo, celebrar sempre a tua existência.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  3. Um texto nuito bonito e inteligente, que me transporta a uma metáfora sobre a Poesia e o poeta.
    Belo presente de aniversário, Leonardo, e aqui aproveito para parabenizá-lo por esse dia!

    Grande abraço, felicidades!!!

    ResponderExcluir
  4. Lindo, esse texto!

    E se hoje é seu aniversário, Leo, que tudo de bom lhe aconteça!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Muito bonito!Parabéns! Há coisas que é mesmo assim... não podem ser iguais para se complementar.

    ResponderExcluir
  6. Maravilha,muito lindo..parabéns! gagau

    ResponderExcluir