segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Entrevista festiva







Não, não há de indagar a ela o que ela acende no barro da criação. Não há de limitar a pulsão, a  energia e o tempo ao que nos cabe nas mãos em desassossego. Há de ver o que está além da luz e se versa no mistério das matizes do seu universo. Há de pôr o olhar sobre o escorpião que ela caminha e sentir a ternura dos traços de seus rastros ondeantes. Há de perceber o gracejo com as faces de desconstruir disfarces e de revelar a florescência das formas que bordam a sua essência em evolução a nos inspirar. Há de sentir o vigor do seu roxo, o roxo-violeta, acolhedor como uma baía, como uma baía de todos os signos! Então, não, não há de indagar a ela quantas velas ela há de soprar sobre o festejo, nem quando ela há de estourar os balões bordados de indagações. Os balões não têm pressa, eles têm asas e corações a desejar à ela, Tânia Regina Contreiras, uma longa vida de estimas e emoções!



Cris de Souza & Lelena Camargo




Quando seu coração bate prosa e quando poesia?(Ediney Santana) 



A Mulher de Roxo é uma lenda, como essas pessoas e imagens de uma Salvador Romântica vivem em você na contradição com Salvador de hoje em que a felicidade para a alegria virtual, sexo virtual, amizades virtuais e medo real?(Ediney Santana)

 
O Roxo-Violeta afirmou-se, inicialmente, como espaço de publicação de produções pessoais, com um cariz essencialmente poético. A partir de determinada altura, a sua matriz sofreu uma inflexão, passando tu a dedicar maior atenção à divulgação de autores-escritores da blogosfera. Por onde tem andado o teu eu-poético? Este apagamento é ocasional ou há uma efetiva mudança de orientação na gestão do Roxo Violeta?(Jorge Pimenta)  

As tuas entrevistas fixaram, já, um território muito particular na blogosfera, mais marcadamente para um círculo (aberto) de seguidores-poetas-leitores que admiram o teu labor e que se associam a ti nesta iniciativa. Como surgiu a ideia destas entrevistas e que papel consideras poderem ter na construção de um espaço partilhado (a blogosfera) que quebra cânones e convenções na divulgação da produção poético-literária?(Jorge Pimenta)



A violeta é uma flor com pétalas assimétricas, na maioria dos casos em forma de coração. Que forma tem o coração [poético] da Tânia?(Jorge Pimenta)   








Tânia, o silêncio revela ou é a palavra que encanta?(Domingos Barroso)


O que te faz lembrar de ti mesma?(Lelena Camargo)


Que espécie de colibri desperta o roxo-violeta?(Cris de Souza)


Você vem fazendo uma série de entrevistas com escritores-blogueiros, gente que desenvolve um trabalho de primeira mas é praticamente desconhecida do público. A mim, me empolga constatar que a literatura no Brasil é muitíssimo mais rica do que sugere o catálogo das editoras, e mais ainda perceber que estão se criando alternativas de divulgação desses autores. Como você analisa esse quadro?(Tuca Zamagna)


 

Que gradação de importância têm para você a escritora Tânia Contreiras, a divulgadora dos escritores da blogosfera e a ativíssima participante do Facebook?(Wilden Barreiro)




Tânia, conheço o seu grande amor pela poesia, a sua simpatia e a sua capacidade de unir pessoas. Gostaria de conhecer um pouco mais do seu dia-a-dia: o que você faz, trabalha onde, vive com quem? Perguntas indiscretas, mas as respostas podem ser discretas (ou não, he he), à sua escolha. Abração.(Janaina Amado)




 



Tâninha, primeiro quero te dizer que tu é uma linda de alma macia e eu te gosto demais. A pergunta: como nasce a arte dentro de ti, como ela se move pelo teu corpo, pela tua alma? E a consequente fé na arteterapia? Falando em arteterapia, qual a tua experiência mais marcante com ela? Beijos.(Andrea Godoy)







Vamos lá: Segundo T.S. Eliot, "a poesia não é um modo de libertar a emoção, mas uma fuga da emoção; não é uma expressão da própria personalidade, mas uma fuga da personalidade."Você concorda com ele? Se sim, como você utiliza a poesia na arteterapia? Há como compatibilizá-lãs?(Celso Horikama)





Porque o nome Roxo-violeta, são as flores, a cor ou um estado de espírito?(Luiza Maciel Nogueira)




 Tânia, hoje postei no mural do Facebook uma frase sobre a importância de entender os outros. Seja pra viver com paz, para ajudar a quem precisa, seja para evitar injustiças, enfim, há uma série de motivos que tornam importante não ser apenas superficial, quando se pensa nas pessoas à nossa volta. Acho você um dos exemplos desse tipo de comportamento. Isso te dá uma satisfação especial?(Dade Amorim)


Você publicou em seu mural que gostaria de indicações de poetas para ler... coisa rara! De onde vem a sua necessidade de ler poesia, de apreciar poesia, de degustar a poesia?(Eleonora Marino Duarte)





Sei de seu envolvimento com a filosofia, a poesia, a psicologia, a psicanálise... onde Tânia jamais se envolveria e qual o motivo?(Eleonora Marino Duarte)




Tânia, dizem que a arte pode provocar curvas na vida; já houve alguma mudança de rumo na sua vida após se defrontar com alguma obra de arte? Se houve, qual? (Bem, não vale dizer alguma estátua em monumento público).(Marcantonio)




Imperam em tuas palavras uma extrema sensibilidade e uma aguçada percepção do outro. Como se além das palavras pudesses entrar em contato com nossas almas. Como se formou em ti este gentil de apreensão da alteridade?(Assis Freitas)



Taninha, na sua opinião, qual é a receita de um grande poema?(Roberto Lima)





Tânia, gostaria de conhecer-te pelas suas palavras, por isto que é Tânia Regina Contreiras?(Sandrio Cândido Pereira)



Participaram dessa entrevista festiva: Ediney Santana, Jorge Pimenta, Domingos Barroso, Lelena Camargo, Cris de Souza, Tuca Zamagna, Wilden Barroso, Janaina Amado, Andrea Godoy, Celso Horikama, Luiza Maciel Nogueira, Dade Amorim, Eleonora Marino Duarte, Marcantonio, Assis Freitas, Roberto Lima, Sandrio Cândido Pereira.

21 comentários:

  1. Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! :)
    Beijos a nossa querida baiana!!
    Bípede Falante hoje também saltitante de animada com a entrevista festa!!

    ResponderExcluir
  2. Aprontamos porque ela merece, ela merece, ela merece!!!

    ResponderExcluir
  3. Merece todo o carinho do mundo :) Vivaaaaaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  4. vamos esperar as respostas cantando parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. cantemos!

    assim que ela responder todas as perguntas, publicaremos de novo.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pra você!
    Nesta data querida!
    Muitas felicidades!
    Muitos anos de vida!
    VIva a Tániaaaa!11
    É pik, é pic, é pic, é pic,
    É hora!, é hora, é hora!
    Ratibuuuuummm
    TÂNIA!, TÂNIA, TÂNIA!!!

    ResponderExcluir
  7. Não é que ela aniversaria no dia da Bruxa?

    Felicidades, Tânia! Aproveita intensamente teu dia!

    Muitos beijos!

    Marlene

    ResponderExcluir
  8. No dia da Bruxa e no dia do Bruxo de Itabira!

    Salve os dois!!! E Lelena e Cris, pela iniciativa e pela belíssima apresentação!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pra você(s), Tânia e Drummond, que afinal se encontram hoje pela poesia, pelo amor à poesia.
    Lelena, Cris, meninas lindas, parabéns a vocês também pela boa ideia.

    Beijos gerais.

    ResponderExcluir
  10. Vixe, nessa coincidência com o Drummond, dá vontade de perguntar auspiciosamente: e agora, Tânia? Um entrevista festiva, com perguntas antecipadas, deixa os convivas com uma curiosidade danada!

    A Tânia merece todo o nosso afeto e admiração, e ainda bem que vocês, Cris e Lelena, tão carinhosas que são, tomaram a iniciativa de o expressar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Tânia olha só cada pergunta vale por uma velinha, tem que assoprar hein. Estamos na espera das respostas e o presente parece mútuo. Agente ganha mais de ti :)!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Cris e Lelena - fadinhas.
    Outra obra prima do Tuca - xamã.

    e Tânia - a aniversariante bruxinha
    do dia 31, hehehe.

    Beijo carinhoso, Tânia
    e que sua alma brilhe sempre!

    Carpe Diem!

    ResponderExcluir
  13. Salve, salve!

    Agradecemos a todos envolvidos, especialmente ao Tuca, pela bela ilustração e boa vontade de sempre.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. ficou maravilhosoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
    digno de homenagear a nossa maior incentivadora, a querida tanita.

    emocionante!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, eu tomei um susto olhando isso aqui!!! Aniversário pra mim é dia de escolher uma toca de bruxa e correr pra ela, ficar lá quietinha. Estava completamente desconectada e agora, quando vi meu corpo de barro e numa pose assim tão fálica, estremeci...rs Gente, obrigada, fiquei completamente sem jeito, vou ficar devendo essas respostas pra vocês, Lelena E Cris, vocês orquestrarm isso, né? :-) Tuquinha, mais uma vez acertou no "espírito" da coisa, e no caso a coisa aqui sou eu...:-)) Wilden Barreiro, então era isso a operação secreta? E eu era a vítima, nem sonhar podia... . Galera, valeu, fiquei sem jeito, mas o jeito é, agora, agradecer e registrar as perguntas pra responder durante o novo ciclo...o novo ano...rs. Beijos pra todos e obrigada pela homenagem. Quem sabe um dia fazemos um halloween só com essa bruxarada maravilhosa e poética??? rs Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  16. Taninha querida!

    Cheguei atrasada, mas vou deixar aqui o meu super abraço e o meu desejo que você sempre colha muitos amigos e muitas coisas boas nesta caminhada. O pessoal caprichou nas perguntas... rsrs! Esperaremos as tuas respostas! ;)


    Bj grande, amiga!
    Feliz "ano" novo!

    ResponderExcluir
  17. Wania, obrigada, menina...Vocês já são parte boa dessa caminhada e desejo de coração tudo de melhor pra ti, querida!


    Beijão,

    ResponderExcluir
  18. Muito boa a homenagem realizada! Tânia, sinta esse carinho que os blogueiros e poetas te direciona. Lindo o post, parabéns! Beijos a todos.

    ResponderExcluir
  19. Beijos, Cristiano... Pois é,fiquei sem palavras até agora..rs
    Beijos,

    ResponderExcluir
  20. se demorar muito pra responder, vai acabar juntando com as perguntas do próximo aniversário.

    ResponderExcluir
  21. Eu não sabia, por isso estou vexada com o atraso. Mas como se diz depois que passa qualquer dia é dia para festejar uma amiga. Parabéns, muitos e muitos .Li todas as perguntas dessa festa maravilha que te prepararam e na qual você é o Bolo, o doce, enfim É VOCÊ A FESTA e estamos todos aqui aguardando a Festa começar... As respostas?!...

    ResponderExcluir