segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sobre escolas e gaiolas


Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros.
O vôo não pode ser ensinado.
Só pode ser encorajado.

(Rubem Alves)

6 comentários:

  1. [e como pássaro de olhos vendados dificilmente entenderá isso, continuará a preferir (por instrução!) a ilusão da gaiola, do complicado labirinto da gaiola... e assim continuará a ser o nosso "grande modelo de escola"...]

    um imenso abraço,

    Leonardo B.

    ResponderExcluir
  2. eu faço parte de uma escola, mas também ensino a voar, de outro modo não faria sentido

    beijo

    ResponderExcluir
  3. A escola é uma instituição que preserva e cultiva os valores de outra instituição: a família, que por sua vez, reproduz e mantem o modelo da sociedade vigente, o chamado status quo. É claro que existem exceções, mas o círculo é vicioso, difícil de quebrar!
    O sistema global tem por método manter todos nós sob controle.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. A gente não cansa de reler o Rubem Alves, né? Beijos, Ci..

    ResponderExcluir
  5. Those who can fly, it is difficult to control, because they are free! But to get such freedom the human must be very strong - sometimes in our life it's a lot easier to walk on the earth.

    ResponderExcluir
  6. É tudo verdade. E o que a gente precisa é aprender a voar.

    ResponderExcluir