segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sobre a amizade



Bom, o relacionamento de amor é um relacionamento vulnerável, não? E exige contínuas confirmações, e se não houver confirmações, há dúvidas, e se alguém passa uns dias e não sabe nada dela, se desespera. Por outro lado, alguém pode passar um ano sem saber nada de um amigo, e isso não tem nenhuma importância. A amizade, bem, a amizade não exige confidências, mas o amor sim. E o amor é um estado...de receio, é bastante incômodo, não? Bastante alarmante. Por outro lado, a amizade é um estado sereno, podemos ver ou não ver, saber ou não saber o que o outro faz. Agora, é possível que haja pessoas que sintam a amizade de um modo ciumento, mas eu não. Tem muita gente que sente a amizade como se sente o amor, e até desejam ser a única amizade da outra pessoa.


Jorge Luís Borges em Sobre a amizade e outros diálogos

6 comentários:

  1. Borges tão único!
    beijos, Ci
    tou enviando um email :)

    ResponderExcluir
  2. Bom mesmo é um amor com amizade, os dois juntos, eu gosto assim..:-)
    Beijos, Ci

    ResponderExcluir
  3. Lelena, a lembrança chegou em boa hora. O Mestre é definitivo.
    Muito Obrigada.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Pois tens razão, sem dar por isso estamos a querer saber onde não devemos e o mal é sempre nosso, por isso eu amo e gostaria de não amar e ter somente uma amizade mas... eu amo, e por meu mal tenho esse e outros mais defeitos por amor...

    ResponderExcluir
  5. Cirandeira linda escolha: amizade&amor... Um privilégio possuir os dois sentimentos. Como o antigo provérbio: " - Há companheiros dispostos a se fazerem mutuamente em pedaços, mas há um amigo que se apega mais do que um irmão."
    Sílvia

    ResponderExcluir
  6. Meninas! Amor e amizade deveriam mesmo ser
    conjuntos, mas acho também que é um aprendizado
    que precisamos praticar durante toda a nossa
    existência, né não?

    um beijo procês!!!

    ResponderExcluir