sexta-feira, 8 de julho de 2011

Festa-surpresa regada à prosa e poesia



Salve, salve! Para comemorar o aniversário da querídissima Lelena Camargo(Bípede Falante) preparamos esta festa-surpresa regada à prosa e poesia. Agradecemos a presença de todos os envolvidos nesta celebração tão especial.

Brindemos nas nuvens!

Cris de Souza

A PRESENTEADA

(Lelena Camargo com uma interferência de Cris de Souza)

Dança entre as palavras, rasga a nuvem e os círculos escondidos sob a tinta do céu, escancara as curvas à luz do dia, como se fossem elas ritmos, e gira os verbos diante de uma pele de esfera, substantivo bicolor de um par de olhos em que mora alguém e onde as letras brancas se espreguiçam leves feito a sua pele de névoa.


OS PRESENTES


Sobre invernos, travessias e umbrais

o colo da manhã umedece os passos

sobre o lume da estrada distraída

meus olhos pendem para o infinito

enquanto a mulher de riso asteroide

descortina faces e frases no varal


Lúcida estrela que, na blogosfera,

Espalhas amizade com doçura;

Leitura que na vida sabe a lenda

Escrita que as nossas vidas transfigura,

Nuance sempre nova e tão brilhante

Auguro hoje para a Bípede Falante.




Poema para uma Bípede Alada


A face de Lelena

Esparge raios

De um líquido sol

Que se insurge

Contra a escuridão sólida


Num ímpeto

Liberta sentidos

Inaugura gestos

Amamenta palavras

Recém-nascidas.

Os pés transmutam-se

Em asas

Faz casa nos céus

E aconchega na boca

Sílabas delirantes.


Nos olhos de Lelena

Há bois, florestas e borboletas

Auroras de nuvens acesas

Pela chama da inspiração.


A pele de Lelena

É feita de escamas

A cauda é de penas

O riso é de pérolas

De ostras indecentes.


Despudorada,

É sobre dois pés

Que Lelena voa.




Amizade virtual, na simétrica de um clique,

Onde o espaço é o enunciado que se cruza

Entre sorrisos que não se vêm

E de repente, tão de repente, as vacuidades

Se sentem e sobrolhos se arrepanham.

Bípede Falante bem haja pelo seu carinho

Blogosfericamente virtual que quando se ausenta deixa saudades.





A espécie...


Bípedes Falantes desmontam

relógios e brinquedos de corda,

mas só sabem remontar os sonhos.

Bípedes Falantes caçam

borboletas, gentes e nuvens,

para salvá-las do mundo

e guardá-las aos sete ventos.

Bípedes Falantes sabem

como falar pelos cotovelos

dos incontáveis abraços

que suas pernas percorrem

e sua boca verte em plenitude.



Etérea

pelas nuvens percorre
enigmas
escuta o vento
ora em versos
beija a palavra
casa feita de nuvem
na janela: seu céu



Falante


Fala de nuvens como ninguém,

Nuvens ludens

Que vogam, que dançam,

Sacodem os ossos, vão e vêm.


Fala de si mesma como se fosse outra

De si mesma criatura refém,

Emblema terno das humanices

Que ao ser falante convém.



Fala da leitura

A voraz leitora

Com a amorosa postura

De uma co-criadora.


Fala de escritua,

Orgânica lavoura,

Da terra sintática,

Da semente semântica,

Do enxerto verbal,

Da água pura,

E da luz quântica.



Fala da vida inscrita

Em cada estação,

Da flor que outonara,

E depois hibernou,

Que enfim chega vera

E será a alegria plena

De olhos que verão.



Fala do azul-candura

Para pés que tem asas,

Fala dos nervos vivos

Que voam sílabas

Na pena que livre plana,

Travessa ou densa,

Em travessia e procura

Da palavra mais humana.



Nuvens de Lelena



somente é mistério

a arte manha de voar

pra quem não

ousou viajar

nas nuvens de lelena,

nelas flutuou no meio,

nelas trepidou no seio

e sobreviveu a alguma

de suas panes-aquarelas.



Quis rasgar verbos, desequilibrar palavras e frases para expressar minha alegria e emoção neste momento. Já risquei, já passei até borracha (!), fiz bolinhas de papel, e NADA! Se soubesse e pudesse engarrafar nuvens, hoje, no dia do teu aniversário, enviaria um engradado delas cheio de amor, alegrias e desejos realizados! Rasgaria minha língua para arrancar palavras de carinho e admiração. Se pudesse, atravessaria o oceano para dar-te um grande abraço, mas no momento a realidade bateu o martelo e decretou a impossibilidade de realizar tal sonho...! Por isso, só me resta, por enquanto, desejar-te um lindo e FELIZ ANIVERSÁRIO !!



As letras, qual labirintos, apontam mapas sem fim, enquanto os olhos se perdem nas nuvens em busca de sinais que seduzam a inquietação.
Teimas, para lá do rugido das águas, em dissecar as palavras, uma a uma, como se em busca da textura perdida da ternura que amacia a respiração da pele.
Na cumplicidade das ilhas vais descobrindo o sentido do suor das letras, da sua respiração.
E quase sem te dares conta, as palavras começam a dançar...



O ano de 2010 foi gratificante em muitos aspectos, mas um em particular foi agraciado de forma muito especial: conhecí Bípede Falante. Conhecí num espaço que é de ninguém e de todos ao mesmo tempo, um espaço que aproxima os que compartilham de ideias e deais parecidos. Visitamo-nos com frequência, nossas casas-blogs estão sempre abertas, trocamos mensagens e impressões, tornamo-nos próximas mesmo com a distância geográfica que nos separa. Em determinado momento deixou de ser Bípede Falante e tornou-se Lelena, quase amiga de infância, identificação revelada na mútua admiração que nutrimos uma pela outra. Neste 8 de julho de 2011, dia do seu aniversário, dia da abertura de minha exposição de pinturas intitulada Solitudes, dia em que nos conheceremos pessoalmente, já que virá a Salvador para o evento, quero registrar aqui o meu desejo de muita felicidade, saúde e amor, que seus sonhos se materializem e que nossa amizade se consolide na medida de nossa satisfação em termos nos conhecido. Estou muito feliz por esse encontro! Grande, forte e afetuoso abraço e parabéns pelo seu dia!



Hoje eu quero homenagear os seres bípedes, do tipo falante, mas nós somos bilhões, de forma que não é bem isso o que eu quero. Poderia limitar-me então às mulheres, e mesmo assim estaria me incluindo, já que minha porção mulher é a melhor que eu trago há tempos, de modo que também não é isso o que eu quero. Pensei nas gaúchas, e aí talvez eu circunscrevesse melhor meu desejo, mas se há as de Vacaria há também as de Rio Grande e embora ambas, amiga e esposa, rivalizem em beleza, são sentimentos de departamentos distintos. Poderia então homenagear as Helenas, mas Manoel Carlos já fez isso tantas vezes, e eu, que também sou filho de Helena, não estaria sendo nem um pouco original, embora originalidade não persiga aqui, mas a verdade, a infinita verdade. Então fique claro de uma vez por todas: quero homenagear hoje a bípede falante, mulher, gaúcha, Helena e Lelena, uma amiga que por muito pouco não conheço em Salvador, junto aos quadros das queridas Lucia e Ivonete. Lelena, uma blogueira de prosas poéticas (ou seriam de poemas prosaicos?), coisa que a Tânia Regina já provou e o mundo aprovou. E já que tantos amigos e amigas a homenageiam hoje, me contentaria em saudar seus olhos, que por diversas fotos me avisaram pertencer a um mundo intenso, misterioso e insondável de gentilezas, carinhos e bem-querer, com que trata a todos, os quais eu, agora sim satisfeito, felizmente me incluo.


(Paulinho Moska, Nuvem)

33 comentários:

  1. Bípedes estimados da minha vida, estou a ler a minha festa feita com as suas nuvens de talento, inteligência, afeto e bom humor :) E estou a ler meio atarantada, o que não é nenhuma novidade, mas, dessa vez, de tanta alegria.
    Obrigada. Obrigadíssima!!
    Beijossss :)

    ResponderExcluir
  2. Oii, passando pra avisar que tem selinho pro blog aqui : http://letmego-monnie.blogspot.com/
    ;*

    ResponderExcluir
  3. De cima para baixo,para manter um pouco o rumo da minha bipedice completamente alterada de emoção, os meus agradecimentos por essa festa surpresa, festa eterna feita por amigos de boa memória e incríveis palavras e imagens:

    TUCA, peste carioca, eu sempre achei que eu tinha um pé aqui e outro ali. Eu só não imaginava que eles ficariam tão em casa em um quadro com vista para o mar e, agora, também para a minha piscina de livros, que esse quadro vai para a minha parede azulzinha. Obrigada :) Eu amei e me amei na sua arte. Beijosss

    ResponderExcluir
  4. CRIS, salve, salvem a bípede, que a criatura está para lá de Lelenas a afogar-se em risos e alegrias com o novo retrato destinado, também, à piscina de livros e à cabeça de nuvens. Obrigada amiga tão querida. Adorei a surpresa :) Você é incrível! Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Assis, o vento deve estar com inveja desse meu varal estampado de arte. Varal que você, que vocês enchem de ternuras.
    Obrigada por mais esse poema. Minhas nuvens andam fofas de alegrias :)
    Beijosss

    ResponderExcluir
  6. Lisarda, esse mundo blogueiro entrou no meu de repente, em um momento em que meus pés literalmente não me levavam a lugar algum. Na época, eu não sabia direito de que se tratava e nem me dava conta de quantas talentosas e amigas nuvens ele me traria. Obrigada :) Beijosss

    ResponderExcluir
  7. Tania, como posso ser eu um tão lindo poema e uma inspiração tão genuína? Sinto-me alada com os voos que vocês me oferecem, com a poesia que derramam sobre as minhas nuvens. O meu riso é de pérolas porque vocês são oceanos. Obrigada, querida amiga :)
    beijosss

    ResponderExcluir
  8. Carlos, as pernas, às vezes, vão para o ar apreciar a preguiça. Mas nunca o esquecimento, que a saudade tem tique e taque e vontade de estar com vocês. Obrigada :)
    Beijosss

    ResponderExcluir
  9. Estou tão agitada e feliz que eu não deveria ir dormir. Mas dormir é preciso :) E amanhã terei de navegar. Então, ei de acordar cedo para continuar a dizer a cada um de vocês o efeito felicidade que derramaram sobre mim e a minha bipedice.
    Beijosss
    Boa noite :)

    ResponderExcluir
  10. Hoje haverão de aparecer nuvens nos céus desenhando teu nome, Lelena querida, e pássaros assoviando um "parabéns pra você" em ritmo dançante. Felicidades, querida, que os sonhos persistam,desabrochem em flores. Você é especial!
    Parabéns, parabéns, parabéns!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  11. Esclarecimento:
    Eu não sou Carlos, sou Carla
    :)

    ResponderExcluir
  12. Princesa das nuvens, não interessa o tipo de céu, feio, bonito, claro ou escuro, céu de chuva, de dia ensolarado, nuvens de neblina, da névoa gelada, de mormaço. Por isso és atenta e, sobretudo, curiosa. Não importa que curiosidade mata o gato. O fato que estás aqui, sendo homenageada, virtual ou realmente. Se existe algo totalmente certo é que todos gostam de você. E como diz Caetano, o certo é saber que o certo é o certo.

    beijos

    Carlos Eduardo da Maia

    ResponderExcluir
  13. Cs, querida amiga, eu estava a quebrar a cabeça sem saber quem era o Carlos. Ainda bem que foi um engano, e ele é
    você!!! Beijosss

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Bipede.
    Parabéns, por tudo, pelo que dás, pelo que darás.
    O meu mundo ficou de repente mais rico. As nuvens passaram a ter outro significado. Guardadora de nuvens, diverte-te e continua a fazer-nos felizes.
    Beijo
    GED

    ResponderExcluir
  15. Ligo o pc, abro o Hotmail, vou ao Face e que é que eu leio?
    “Aniversário de Lelena Terra Camargo”
    Já???
    Clico em cima e que vejo?
    Umas pernas acabando no céu, pousando nas nuvens que, suavemente, se elevavam do mar… tal como, por vezes, o seu pensamento, sim, o dela, o da dona das pernas… (que o meu não anda por aí, nem nas nuvens, muito menos em pernas, Deus me livre de tais pensamentos… quando muito, posso pensar, com muito carinho e amizade, na dona… a dona das pernas…:)
    Pois! É ela! Ela mesmo! A Lelena! Só falta o livro. Sobra o despertador que mesmo assim, amassado, não conseguiu, depois de tanta pancada despertá-la para a ausência daquele pé que, dormente, há já algum tempo, ficou por lá, esquecido, bem longe…
    E o cão? Este, parecendo não prestar atenção a coisa alguma, esperando, vai deixando passar o tempo, pensando… faço o xixi no prato atestado de areia, ou no vaso com aquela linda planta, daquela cor… a cor dos sonhos da minha dona? Deixo passar uns minutinhos e resolvo!
    Há que dar tempo ao tempo… entretanto…
    Entretanto, porque o tempo vai passando… passou mais um, mais um ano… por isso, Lelena, parabéns!
    Votos das maiores felicidades!
    Beijo
    fmn

    ResponderExcluir
  16. Tudo lindo demais!
    Um canteiro central, de multicoloridas rosas...
    Ah, mais do que isso: muito mais!
    Faltam palavras...
    Parabéns e beijos para a homenageada e para os que deram a festa!!!

    ResponderExcluir
  17. Ah, não posso deixar passar o agradecimento a Cris de Souza, por tanta presteza, dedicação, enfim, amiga...sem você essa festa não se tornaria posssível. Obrigada pelo SIM e pela entrega. Creio que a Ci já deve ter feito os agradecimentos, mas reforço aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Tuca, já imprimi o meu quadro e agora estou imprimindo os posts. Você é mesmo um artista muito completo e, adoravelmente, doido. Nunca havia me imaginado com um retrato tão íntimo da minha bipedice. A minha bipedice, que escapa pelos meus pés e pelos meus cotovelos, bendita bendita bipedice que me ajuda a encontrar Tucas de incríveis ideias e palavras como você. Obrigada pelos presentes :) beijosss

    ResponderExcluir
  19. Luiza, enigmas fazem parte da minha estrutura. Vivo entre eles, colecionando interrogações mais que a respostas. Adorei o seu poema. Senti-me compreendida :) Obrigada! beijosss

    ResponderExcluir
  20. Marcantonio, de repente, a falante sente-se muda de tanta emoção. Que desde que recebi essa festa, minha bipedice está em curto circuito, girando felicidades dentro da minha cabeça e agitando ainda mais as minhas pernas sempre desesperadas por passos e caminhos e pelo calor que vêm dos bons amigos e dos poetas. Obrigada :) Beijosss

    ResponderExcluir
  21. Cris, querida amiga, você não faz ideia do quanto as minhas "panes aquarelas" se reorganizam melhor por causa da sua presença, a sua presença também em movimento como as nuvens, macia e admirável como elas. Adorei essa festa. Foi a festa da minha vida. Sempre será :) Obrigada, obrigada, obrigada! Beijossss

    ResponderExcluir
  22. Querida Ci, eu sei. Eu sei que você teria ido se fosse possível. Sei que você engarrafaria o céu para enviar-me se ele deixasse. Até vi um zilhão de bolinhas de nuvens ontem durante o voo, vai ver elas escaparam dos seus dedos para alegrar a minha janela. Eu estou muito feliz, eu sou muito feliz, por ter encontrado você, vocês!! Obrigada :) Beijossss

    ResponderExcluir
  23. AC, escritor a quem tanto admiro, de prosa poética e precisa, escritor que sacode as palavras e as refaz em mosaicos e labirintos, estou muito emocionada por ter sido fonte de inspiração de um texto seu. Obrigada. Obrigadíssima :)
    Beijosss

    ResponderExcluir
  24. Querida Lucia, você é muito especial. Além desse talento imenso que você derrama sobre as telas e sobre as palavras, você tem também talento para a vida e para o afeto. Eu me sinto muito privilegiada, com muita sorte, por ter encontrado, aqui nesse universo virtual tão vasto, gente tão bacana e doce como você. Amei ter ido a Salvador. Amei você e a sua pequena Diana, que também desperta tanta ternura. Um feliz aniversário para você também. Beijossss

    ResponderExcluir
  25. Cho, querido peste, cercado de tantas falantes e de tantas Helenas, nós haveremos de nos encontrar que o Brasil e a vida são grandes, e nós não somos de nos dar por vencidos ainda que, de vez em quando, sejamos um tantinho preguiçosos. Obrigada pelo seu post, obrigada pelo seu constante carinho e o seu bom humor às avessas, que me emociono tanto com as suas choricices, que elas são de chorar e também de rir. Beijossss :)

    ResponderExcluir
  26. MM, muito hiper tri super massa :) Beijosss

    ResponderExcluir
  27. Tania, vocês são maravilhosos!!!! :) Obrigadíssima!!! beijosss

    ResponderExcluir
  28. Zélia, essa gurizada quase me matou do coração!! :) Até agora ele está acelerado. Foi uma surpresa lindíssima e muito muito afetiva.
    Obrigada pelos cumprimentos :)
    beijosss

    ResponderExcluir
  29. FMN, vida de bípede tem lá dessas coisas, coisas boas feitas de arte, afeto e surpresas, de ter as pernas retratadas com alma e a alma com palavras. Minha festa foi única. Meu aniversário inesquecível!!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  30. GED, o meu mundo também ficou maior por causa de vocês e das suas nuvens. Obrigada :)
    beijosss

    ResponderExcluir
  31. Que lindas homenagens Bípede. Lembro sempre da frase do Mágico de OZ: "Um coração se mede por quanto ele é amado."
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. você merece muito mais!

    beijos, criatura das nuvens.

    ResponderExcluir