domingo, 17 de julho de 2011

Esboço para uma crônica

Hoje, em conversa com uma amiga pelo skype, descobri que ela não estava comemorando o aniversário em casa, com família e amigos, mas sim, sozinha, em Lisboa.
E falamos sobre nosso desejo de viver em estado de "viagem".
Talvez haja muito de aprendizado nisso.
Se aprendemos a viajar bem, viajaremos bem na vida. Me lembro de uma cena da peça "Hamlet, de Shakespeare, que transcrevo abaixo, quando Laertes, irmão de Ofélia, está preste a viajar e o pai o aconselha:

LAERTES — Nada receies; mas é tempo; aí vem nosso pai. (Entra Polônio) Dupla bênção, graça dupla. O acaso me concede este outro adeus.

POLÔNIO — Ainda aqui, Laertes? Para bordo! O vento se acha a tergo de tua vela; já te reclamam. Vai com a minha bênção, e grava na memória estes preceitos: Não dês língua aos teus próprios pensamentos, nem corpo aos que não forem convenientes. Sê lhano, mas evita abastardares-te. O amigo comprovado, prende-o firme no coração com vínculos de ferro, mas a mão não calejes com saudares a todo instante amigos novos. Foge de entrar em briga; mas, brigando, acaso, faze o competidor temer-te sempre. A todos, teu ouvido; a voz, a poucos; ouve opiniões, mas forma juízo próprio. Conforme a bolsa, assim tenhas a roupa: sem fantasia; rica, mas discreta, que o traje às vezes o homem denuncia. Nisso, principalmente, são pichosas as pessoas de classe e prol na França. Não emprestes nem peças emprestado; que emprestar é perder dinheiro e amigo, e o oposto embota o fio à economia. Mas, sobretudo, sê a ti próprio fiel; segue-se disso, como o dia à noite, que a ninguém poderás jamais ser falso. Adeus; que minha bênção tais conselhos faça frutificar.

Para mim, é uma regra de bem viver e destaco o trecho onde o pai diz ao filho: "Conforme a bolsa, assim tenhas a roupa." Em viagem, este é um princípio fundamental. Mas pode ser estendido para a vida toda. Ter o que pudermos carregar, pois em viagem precisamos ser econômicos, ágeis, prontos para qualquer mudança de rota. Entre outras coisas, a viagem sempre nos surpreenderá. E vale o princípio de que "o mapa não é o território". Se tudo é mudança na vida e em nosso caixão não haverá gavetas, viver em estado de viagem talvez seja o melhor modo para atravessar a aventura da vida.

2 comentários:

  1. Me parece que não são conselhos e sim um manual de sobrevivência e dignidade. Quem dera viver literalmente em constante estado de mudança. Eu concordo com vc: talvez seja o melhor modo de atravessar a aventura da vida.
    Foi bom ler isso agora de manhã. Me fez abrir as janelas da mente.
    Beijokas e uma linda semana.

    ResponderExcluir
  2. Lua,

    boa semana pra você também.
    Minha tia viajou nesta semana. Neste dia 18, para uns céus, uns paraísos.
    E pelo que soube, fez uma viagem em paz.
    É bom ter espaços para compartilhar!

    ResponderExcluir