sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Invictus


 

Dentro da noite que me rodeia
Negra como um poço de lado a lado
Agradeço aos deuses que existem por minha alma indomável
Sob as garras cruéis das circunstâncias eu não tremo e nem me desespero
Sob os duros golpes do acaso
Minha cabeça sangra, mas continua erguida
Mais além deste lugar de lágrimas e ira,
Jazem os horrores da sombra.
Mas a ameaça dos anos,
Me encontra e me encontrará, sem medo.
Não importa quão estreito o portão
Quão repleta de castigo a sentença,
Eu sou o senhor de meu destino
Eu sou o capitão de minha alma.
 
  Esse poema foi escrito em 1875 por Ernest Henley, poeta inglês, servindo de apoio e inspiração para Nelson Mandela (1918-2013) durante os 27 anos que passou nas prisões da África do Sul. 

4 comentários:

  1. Mandela partiu, mas seu grito de amor diante dos ghetos do mundo será eterno.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  2. Este eu vi. filme lindo. Tenho em DVD.
    Gostei tanto, que comprei até a trilha Sonora.
    Todas as vezes que vejo um filme estrelado por Morgan Freeman, fico achando que é Mandela.
    É não.

    beijo, Cirandeira.

    ResponderExcluir